Pensamento do Mês

"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

(Carl Friedrich Gauss)



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Computação e Matemática

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

O conceito de algoritmo é freqüentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.


Fluxograma, um exemplo de algoritmo imperativo. O estado em vermelho indica a entrada do algoritmo enquanto os estados em verde indicam as possíveis saídas.

Vamos programar?

Se você conseguir “ensinar”, ou seja, programar um computador a realizar uma tarefa específica, você estará aprendendo algo muito importante na Matemática, o Algoritmo. Para isso usaremos o programa Visualg.

Abaixo, temos um exemplo de algoritmo que soma dois valores e apresenta o resultado

Sugestão da Semana:

  • Cálculo da Hipotenusa de um Triângulo Retângulo: fornecido os dois catetos.
  • Classificação em Aprovação. Entra com 3 notas e calcula a média. Se média maior ou igual à 5, escrever o nome do aluno e status aprovado, caso contrário, escrever nome do aluno e status recuperação.

Link para Download do Programa Visualg
Link para Blog com Apostilas

Um grande abraço e boa programação!

Prof. Ricardo Vianna


Nenhum comentário:

Postar um comentário