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Pensamento do Mês
"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."
(Carl Friedrich Gauss)
(Carl Friedrich Gauss)
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
A Arte de Resolver Problemas
Quando inicio uma nova turma, tento sanar um pouco da dificuldade que o estudante tem em Matemática. Com alguns exemplos mostro que a Matemática não é esse bicho assustador e que pode ser muito interessante.
A maioria dos estudantes têm dificuldade em Matemática pois na maioria das vezes não conseguem compreender o texto de uma situação, ou entendem e não sabem o que fazer, ou sabem mas não tem a matemática-ferramenta para resolve-lo e mesmo assim quando conseguem um resultado correto, após a confirmação da resposta, passam rapidamente para outra questão ou outro tópico, sem analisarem o resultado encontrado.
Dentro do tempo que dispomos em sala de aula, tento mostrar aos alunos que resolver um problema de matemática, ou até mesmo um problema do dia-a-dia pode ser simplificado e melhor entendido se você usar de algumas etapas bem definidas.
Ou seja, a Matemática não serve só para resolver problemas no Colégio ou no Vestibular. A Matemática quando bem aprendida pode ser uma ferramenta importantíssima para entender as situações-problemas que ocorrem o tempo todo ao nosso redor.
É nesse sentido que George Polyà pode nos ajudar a como resolver problemas:
1.Entender o Problema
O entendimento do problema está relacionado ao seu conhecimento daquele tipo de problema. Realmente compreender um problema é saber ler todas as entrelinhas existentes e tirar todas as informações pertinentes à possível resposta
2.Estabelecer um Plano
Em todos os ramos da sociedade atual, nada é feito sem um planejamento prévio do que iremos fazer, construir ou criar. Um engenheiro cria uma planta antes de construir um prédio. Um médico segue um procedimento ( um plano ) ao realizar uma cirurgia, um professor faz um Plano de Aula antes de Lecionar uma Matéria. O aluno deve formular um plano sobre aquela situação.
3.Execução do Plano
Executamos o Plano seguindo aquilo que planejamos. Projetamos um carro e vamos construir um barco? Siga o seu plano, verifique cada passo.
4.Retrospecto
Examine a solução obtida. Ela é compatível com o problema? É possível chegar ao resultado por um caminho diferente? É possível perceber isto num relance? A maioria dos alunos ao encontrar uma resposta a abandona sem ao menos analisá-la.
Exemplo aplicando as 4 fases
Determine os pontos do eixo das abscissas, cujas distâncias ao ponto A (2, 3) são iguais a 5.
Comentário Inicial
A princípio este é um problema simples de Geometria Analítica
Os pré-requisitos são:
• Distância entre dois pontos
• Característica de um ponto que pertence ao eixo das abscissas.
1. Entender o Problema
Seja P ( a, b ) um ponto genérico cuja distância a A é igual a 5. Se P está no eixo das abscissas, podemos garantir que sua ordenada deve ser nula, assim devemos ter b = 0 e podemos escrever P ( a, 0 ).
2. Estabelecer um Plano
Adotando uma notação adequada:
Então:
3. Execução do Plano
Portanto:
4. Retrospecto
Assim, temos dois pontos satisfazendo a condição dada: P’ ( 6, 0 ) e P’’ ( -2, 0 )
Poderíamos ter feito esse problema de uma outra forma:
2° modo: Geometria Plana
Do ponto A ( 2, 3 ) podemos tirar a seguinte conclusão: abscissa igual a 2, significa que esse ponto dista 2 unidades do eixo-y e ordenada igual a 3, significa que o ponto A dista 3 unidades do eixo-x. Como a distância é 5 até o eixo das abscissas, isso nos leva a um outro desenvolvimento usando Geometria Plana
Resolvendo o Triângulo Retângulo abaixo, temos:
Utilizando o Teorema de Pitágoras:
Obtemos d = 4, logo:
Como a projeção de A no eixo-x é ( 2, 0 ) somando +4 e depois -4 à abscissa, temos:
P’( 6, 0) e P''(-2,0).
Espero que tenha ajudado.
“Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável
para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito,para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.”
Albert Einstein
Bons estudos!
Prof. Ricardo Vianna
Link externo: Projecto Pólya
Marcadores:
Educação Matemática,
Geometria Analítica
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Lendo esta matéria pude me tocar que sim, na maioria das vezes a minha dificuldade é ler e enteder o enunciado da questão.Depois que que eu resolvo a parte da interpretação de texto o cálculo fica mais fácil de ser resolvido.
ResponderExcluirE os passos para esta interpretação foi de grande ajuda.
Obrigada pela dica tenho certeza que para outras pessoas esta também tenha sido válida.
Abraços Lídia