Pensamento do Mês

"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

(Carl Friedrich Gauss)



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

RPG Maker XP e a Matemática



Introdução

O RPG Maker permite que os usuários criem seus próprios jogos de RPG e com algumas mudanças no sistema pode criar até outros tipos de jogos. Estes jogos são muitos similares aos populares jogos para Super Nintendo, como Zelda, Chrono Trigger, Breath of Fire e Final Fantasy, a não ser que a imaginação do quem o utiliza, vá além dos recursos possíveis, criando efeitos inacreditáveis e surpreendentes.



O que é o RPG Maker?



O RPG Maker é um programa de computador, para Windows, originalmente criado pela ASCII e atualmente desenvolvido pela Enterbrain, que permite a qualquer pessoa criar um jogo, sem que precise saber programar em alguma linguagem de programação


A Criação de Jogos Matemáticos



Quando ainda era estudante na Faculdade, tive uma matéria chamada Informática Aplicada à Sala de Aula. Nessa matéria tínhamos de desenvolver algo relacionado ao uso de computadores na sala de aula. Como nessa época já “mexia” no RPG Maker, decide criar um Jogo Matemático para apresentação nessa matéria.

O Game


Usando o RPG Maker, versão XP, criei um jogo que gostaria de compartilhar com vocês de forma gratuita. Nosso personagem principal se chama Ric, curioso esse nome não é mesmo? Nessa pequena aventura dedicada ao Teorema de Pitágoras, aprenderemos com segurança esse assunto que, na maioria das vezes, é ensinado de forma errada, conforme mostrado na figura abaixo. Nesse caso, temos apenas uma verificação do nosso Teorema. Aprenderemos um pouco de história e, ao final de nossa aventura, faremos algumas aplicações.



Nossa primeira aventura será:

As Aventuras de Ric.
Ric e O Teorema de Pitágoras




Em Breve.
Aguardem.

Para aprender + sobre RPG Maker

Prof. Ricardo Vianna

4 comentários:

  1. Olá Professor Ricardo!
    Visitando o seu blog encontrei a sua indicação do curta metragem Donald no país da Matemágica e gostei tanto que já postei no meu blog. Algum problema?
    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Fique a vontade Professora.
    A nossa função é exatamente a divulgação e o ensino.
    Peço apenas que deixe uma referência do meu site.

    Um grande abraço.
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  3. adorei essa iniciativa de jogos educativos, mt bom mesmo, qualquer coisa pode falar cmg pra ajudar no game, mexo no RmXp a 5 anos, apesar de n ter usado mt ultimamente sei bastante sobre ele. ^^
    to baixando agora a demo pra ver como ta.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado HugoLinux
    Fico muito feliz que tenha gostado da iniciativa.
    Sou novato no RPG MAKER e com ele estou tendo a chance de divulgar a Matemática.

    Um grande abraço.
    Ricardo Vianna

    ResponderExcluir