A Matemática de uma Abelha
Mesmo que tenha sido somente em desenho, possivelmente você já viu uma colméia. Lembre-se de que o formato de cada “porta de entrada” é de um hexágono regular ( polígono regular de seis lado ). Se você ainda não teve curiosidade de saber o porquê desse tipo de construção, saiba que foi uma maneira muito “inteligente” de vespas e abelhas organizarem suas colméias.
O hexágono regular é um polígono que apresenta ângulo interno igual a 120º.
Vejamos:
Para um hexágono, temos: n = 6.
O hexágono é um polígono que apresenta ângulo externo igual a 60º.
Vejamos:
Assim, cada dois hexágonos consecutivos, a abelha consegue construir um terço ( duas paredes ) de um novo alvéolo. Isso representa economia de material para a construção do casulo.
Ainda assim poderíamos pensar: por que não construir em forma de quadrado ou de triângulo eqüilátero, que, pela medida dos seus ângulos internos e externos, também permitiriam essas vantagens?
Desses três polígonos regulares, o hexágono é aquele que, com mesmo perímetro, permite maior área. É só lembrarmos disso para reconhecer que a natureza é sábia e com ela temos muita coisa útil a aprender.
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
Mahatma Gandhi
Uma boa tarde e bons estudos.
Prof. Ricardo Vianna
Para saber +
Nossa muito legal a matéria, já tinha me pegado observando o exágono num favo de mel muito bem definida e explicada a matéria.
ResponderExcluirPs;Adorei o desenho da abelhinha, é bem a minha cara.
Abraços Lídia
Boa Tarde,Professor Ricardo!
ResponderExcluirExcelente o conteúdo do seu blog.Parabéns!
Irei colocá-lo na minha lista de blog's. http://utilizandomidias.blogspot.com
Abraços
Fernanda Tardin