Pensamento do Mês

"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta."

(Carl Friedrich Gauss)



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Matemática e Natureza


A Matemática de uma Abelha


Mesmo que tenha sido somente em desenho, possivelmente você já viu uma colméia. Lembre-se de que o formato de cada “porta de entrada” é de um hexágono regular ( polígono regular de seis lado ). Se você ainda não teve curiosidade de saber o porquê desse tipo de construção, saiba que foi uma maneira muito “inteligente” de vespas e abelhas organizarem suas colméias.



O hexágono regular é um polígono que apresenta ângulo interno igual a 120º.

Vejamos:



Para um hexágono, temos: n = 6.



O hexágono é um polígono que apresenta ângulo externo igual a 60º.

Vejamos:




Assim, cada dois hexágonos consecutivos, a abelha consegue construir um terço ( duas paredes ) de um novo alvéolo. Isso representa economia de material para a construção do casulo.

Ainda assim poderíamos pensar: por que não construir em forma de quadrado ou de triângulo eqüilátero, que, pela medida dos seus ângulos internos e externos, também permitiriam essas vantagens?

Desses três polígonos regulares, o hexágono é aquele que, com mesmo perímetro, permite maior área. É só lembrarmos disso para reconhecer que a natureza é sábia e com ela temos muita coisa útil a aprender.



“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

Mahatma Gandhi

Uma boa tarde e bons estudos.

Prof. Ricardo Vianna

Para saber +

2 comentários:

  1. Nossa muito legal a matéria, já tinha me pegado observando o exágono num favo de mel muito bem definida e explicada a matéria.

    Ps;Adorei o desenho da abelhinha, é bem a minha cara.

    Abraços Lídia

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde,Professor Ricardo!
    Excelente o conteúdo do seu blog.Parabéns!
    Irei colocá-lo na minha lista de blog's. http://utilizandomidias.blogspot.com

    Abraços
    Fernanda Tardin

    ResponderExcluir